Pleurotus ostreatus “L123”
Informações gerais
Nome Popular
L123
Origem
Regiões tropicais
Linhagem
FCPOL123
Substrato
Composto / Serragem
Clima
Mediano
Uma cepa diferente de Pleurotus para quem gosta de experimentar diferentes tipos de cores e sabores entre os cogumelos do gênero Pleurotus.
Tolera climas frios a moderados, e se alimenta de uma grande variedade de substratos, como palhas, bagaços e resíduos agrícolas diversos, bem como serragem suplementada. Uma espécie ótima para iniciantes e cultivadores de Pleurotus.

Sobre
Pleurotus ostreatus é um dos cogumelos mais consumidos no Brasil e no mundo, podendo ser encontrado naturalmente nas matas de florestas tropicais, crescendo em troncos de árvores mortas. Assim como quase todas as espécies de Pleurotus, o ostreatus é uma espécie de fácil cultivo. Para pequenos produtores com orçamento limitado ou iniciantes no mundo da fungicultura, o cogumelo Pleurotus ostreatus é uma excelente escolha, independente da cepa utilizada.
Por ser um cogumelo bastante versátil em relação ao substrato, e por tolerar diferentes tipos de clima, essa espécie pode ser utilizada em programas sociais de redução da fome em locais pobres, e também para aumentar a renda de moradores de áreas rurais, já que pode ser cultivado em uma variedade enorme de substratos (normalmente resíduos agrícolas). É naturalmente decompositor de madeira e cresce em uma enorme variedade de substratos, desde serragem até resíduos agrícolas. Possuem muitas vitaminas, como vitamina C, vitamina B, ácido fólico, potássio, além de diversos compostos com propriedades medicinais, como por exemplo a lovastatina (reduz o colesterol do sangue).
Método de cultivo
O Pleurotus ostreatus é normalmente cultivado comercialmente em composto fermentado a base de bagaço e palha (substrato pasteurizado) ou em serragem suplementada (substrato esterilizado), mas também pode ser cultivado em diversos resíduos agrícolas, como bagaço de cana-de-açúcar, feno, palha de trigo, palha de arroz, folha de bananeira, sabugo de milho triturado, resíduos da produção do café e do chá, papel, papelão etc. Existem linhagens de clima quente (normalmente mais brancas) e linhagens de clima frio (normalmente de coloração preta). O micélio do Pleurotus ostreatus tem odor levemente adocicado e coloração branca.
Após a produção dos cogumelos, o composto velho pode ser utilizado como suplemento alimentar para porcos e galinhas, além de poder ser compostado em minhocário e gerar um substrato rico em nutrientes para hortas e pomares, contendo também uma poderosa substância anti nematoide natural.
Parâmetros de cultivo
Colonização
Temperatura
24-26 graus
Umidade relativa
85-95 %
Duração
12 a 21 dias
Co2
5000-20000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
Não
Indução da frutificação
Temperatura
10-24 graus
Umidade relativa
90-95 %
Duração
5 a 7 dias
Co2
<1000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
1000-2000 lux
Desenvolvimento dos cogumelos
Temperatura
10-24 graus
Umidade relativa
85-90 %
Duração
4 a 7 dias
Co2
<1000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
1000-2000 lux
Quer cultivar?
Adquira uma cultura dessa espécie de cogumelo na nossa loja e comece já o seu cultivo!
– Essa espécie de cogumelo é vendida via cultura líquida (pronta entrega) ou cultura pura em placa de Petri (sob encomenda).
– Compras de culturas puras em placas de Petri demoram de 15 a 20 dias para serem enviadas.
– Dúvidas ou sugestões, favor enviar no e-mail disponível em contato. No Instagram do site você pode conferir mais a respeito dos produtos vendidos na nossa loja, acompanhar o desenvolvimento dos produtos e das genéticas comercializadas por nós e muito mais.

Cultura líquida
Nome Popular
L123
Linhagem
FCPOL123
-
Preço
R$ 30
- Saiba mais

Cultura em placa
Nome Popular
L123
Linhagem
FCPOL123
-
Preço
R$ 50
- Saiba mais