Sobre o Curso

Junte-se à nossa próxima turma do Curso de Cultivo de Cogumelos e aproveite todos os benefícios que oferecemos:

As aulas acontecerão nos dias 21/10, 22/10, 28/10, 29/10, 4/11 e 5/11, das 9 as 12h


INSCRIÇÃO

Sobre o Instrutor

Rafael Fernandes
Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP – Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Responsável técnico e fundador da empresa Fungicultura, pioneira no Brasil em vendas de cultura líquida de espécies de cogumelos comestíveis e medicinais, fornecendo micélio para produtores desde 2015. Atualmente trabalha na parte laboratorial da empresa, na produção de conteúdo digital e na prestação de serviços de consultorias presenciais e virtuais para produtores de cogumelos. Para maiores detalhes favor entrar em contato.

Curso: Cultivo Comercial de Cogumelos

Perguntas frequentes

O curso possui quantas horas de duração?

O curso é dividido em 6 módulos + aula bônus, totalizando aproximadamente 20 horas de conteúdo teórico. Cada aula tem duração de aproximadamente 3 horas, podendo ir além, a depender da interação dos alunos e quantidade de dúvidas. 

 
As aulas acontecem onde?

Nossas aulas acontecem ao vivo em uma plataforma de “streaming”, podendo ser assistidas ao vivo pelo computador, tablet ou celular. O link para as aulas será enviado com atecedência por e-mail, bastando o aluno comparecer à plataforma no horário agendado para início da aula. Caso o aluno perca a aula ao vivo e queira assistir a gravação, as aulas gravadas serão disponibilizadas por um período de 1 ano. O aluno poderá acessar as aulas e assistir quando e quantas vezes quiser dentro desse período. 

 
Como é o material didático?

Após a conclusão do curso os alunos receberão um PDF com resumo do conteúdo e informações complementares, dicas de cultivo e muito mais.

 
Existe algum auxílio durante o curso?

Os alunos contarão com um grupo no WhatsApp para esclarecimento de dúvidas a respeito do curso e sobre o cultivo de cogumelos. Esse grupo será um canal direto entre os alunos e o instrutor, sendo uma ferramenta de uso livre dos alunos durante todo o período de acesso às aulas.

Quais espécies aprenderemos a cultivar?

O aluno aprenderá sobre as técnicas de cultivo de forma geral, cabendo ao aluno utilizá-las para a espécie que desejar. Durante as aulas, falamos bastante sobre as espécies comestíveis e medicinais mais comuns, como as do gênero Pleurotus (Shimeji; Hiratake), Lentinula (Shiitake), Hericium (Juba-se-leão), Ganoderma (Reishi), entre outras.

Como eu faço para me inscrever?

Para se inscrever basta clicar no botão “INSCRIÇÃO”, localizado no topo dessa página, em seguida basta comprar sua inscrição. Entraremos em contato para dar boas vindas e enviar todas as informações necessárias. 

Módulo 1
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4
Módulo 5
Módulo 6
Aula bônus
Módulo 1

A primeira aula do curso será uma introdução ao Reino Fungi. Falaremos sobre o papel dos fungos na natureza, tipos de fungos e seus diferentes estilos de vida, além de muitas outras curiosidades. Conversaremos a respeito do consumo de cogumelos no Brasil e no mundo, aplicações médicas e biotecnológicas dos fungos, história e evolução das técnicas de cultivo de cogumelos. Em seguida, abordaremos aspectos morfológicos dos basidiomicetos e a relação do seu ciclo de vida com o cultivo de cogumelos. Por fim, apresentamos ao aluno um panorama geral do funcionamento de uma produção de cogumelos em escala comercial.

Módulo 2

Na segunda aula do curso falaremos sobre a importância do controle dos parâmetros na produção de cogumelos. Daremos exemplos de diferentes tipos de salas de frutificação, da estufa rústica à sala climatizada, equipamentos de controle e automação de temperatura, umidade e CO₂. Veremos quais são os problemas relacionados à deficiencias no controle desses parâmetros, bem como as principais contaminações e pragas que acometem o cultivo de cogumelos e seus respectivos controles. Falaremos sobre as formas corretas de colheita, armazenamento e desidratação dos cogumelos. 

Módulo 3

No Módulo 3 aprenderemos a cultivar cogumelos utilizando serragem suplementada esterilizada como substrato. Veremos as principais receitas, ingredientes e suplementos, bem como o balanceamento nutricional necessário para o crescimento adequado dos cogumelos. Mostraremos diversas possibilidades de automação e mecanização, além de apresentar a estrutura necessária para a produção desse tipo de substrato. Examinaremos as técnicas utilizadas comercialmente no tratamento térmico (esterilização/pasteurização), a importância do trabalho estéril, construção do fluxo laminar, design do laboratório e muito mais. 

Módulo 4

O módulo 4 é dedicado a fabricação do composto, um tipo de substrato fermentado muito utilizado comercialmente para a produção de cogumelos, principalmente do gênero Pleurotus (vulgarmente conhecidos como Shimeji, Cogumelo Ostra ou Hiratake). Iremos aprender algumas receitas usadas na fabricação desse substrato, formulado com resíduos lignocelulósicos da indústria agrícola, como palhas e bagaços triturados. 

Módulo 5

A aula 5 é focada na parte laboratorial do cultivo, como a obtenção e a manutenção das matrizes em meio de cultura, fabricação do spawn em grãos e serragem, cultura líquida e muito mais. Nessa aula o aluno aprenderá a fabricar seu próprio spawn de maneira rápida e segura, livre de contaminações. Forneceremos todas as informações necessárias para montagem de um laboratório para fabricação de spawn.

Módulo 6

Nessa aula vamos nos aprofundar um pouco mais na manutenção das matrizes e questões genéticas relacionadas a fungicultura. Veremos as diferenças entre as matrizes obtidas pela via vegetativa e pela via reprodutiva, falaremos sobre linhagens, mutações genéticas, técnicas de coleta de esporos, germinação dos esporos em placas de Petri, isolamento e setorização. Além disso teremos uma explicação completa sobre cruzamento entre linhagens, hibridização e as aplicações dessas técnicas no cultivo comercial de cogumelos. 

Aula bônus

A última aula do curso será ministrada pelo Guilherme Aranha e será dedicada aos micomateriais, que são os materiais fabricados utilizando fungos. O micélio dos fungos pode ser usado na fabricação de couro, embalagens sustentáveis e até mesmo placas de isolamento térmico e acústico. De vestuário à arquitetura e design, os fungos podem ser moldados para nos fornecer diversos tipos de materiais que podem ser alternativas mais sustentáveis aos materiais normalmente usados. Vamos aprender os segredos e as técnicas de fabricação dos micomateriais.

Ainda tem dúvidas?

Caso você ainda tenha alguma dúvida a respeito do curso, favor enviar sua pergunta que entraremos em contato o mais rápido possível.