TRAMETES VERSICOLOR (RABO DE PERU)

PARÂMETROS DE CULTIVO 

Colonização

Temperatura: 23-28ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração: 12 a 60 dias

CO²: >5000ppm

Trocas de ar: 0

Iluminação: não

Indução da frutificação

Temperatura: 23-28ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração: 12 a 15 dias

CO²: 1000-2000ppm

Trocas de ar: 2-4 por hora

Iluminação: 400-800 lux 

         Desenvolvimento

          dos cogumelos

Temperatura: 23-25ºC

Umidade relativa: 85-90%

Duração: 3 a 7 dias

CO²: 1000-2000ppm

Trocas de ar: 2-4 por hora

Iluminação: 400-800 lux 

Nativo de zonas tropicais, subtropicais e temperadas, o Trametes versicolor se adapta a diversos climas e cresce em várias espécies de árvores. Fácil de ser identificado na natureza, o Trametes possui diversas propriedades medicinais. O polissacarídeo-K (PSK), comercialmente conhecido como "krestin", é um medicamento anticâncer aprovado na Asia, reduzindo a metástase e diminuindo as chances de reincidência. O PSK estimula a produção de interleucina-1, e além de ser antioxidante também é bactericida (E. coli, Staphylococcus aureus, Psdeudomonas aeruginosa, Candida albicans, Cryptococcus neoformans, dentre outros). Além dessa substância, outros compostos com propriedades medicinais são encontradas nesse cogumelo.

O Trametes não é conhecido apenas por suas substâncias com propriedades medicinais. Ele também possui enzimas muito poderosas capazes de degradar lignina, principal componente estrutural da madeira. Essas enzimas foram muito estudadas e hoje são usadas no tratamento de resíduos industriais e outros produtos químicos, incluindo hidrocarbonetos, pesticidas, etc.

Método de cultivo: Serragem esterilizada. As enzimas desse fungo são tão eficientes que o cultivo não requer suplementação. O bloco de serragem ao final do cultivo fica totalmente deteriorado.  

Sabor, preparo e cozimento: O Trametes versicolor é triturado e colocado em cápsulas ou em sachês de chá. A maioria dos produtos medicinais no mercado a base de Trametes não utiliza o cogumelo em si na sua composição, mas sim extratos do micélio cultivado em fermentadores. 

1/5