STROPHARIA RUGOSOANNULATA

PARÂMETROS DE CULTIVO

 

Colonização

Temperatura: 10-32ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração: 25-45 dias

CO²: >20000ppm

Trocas de ar: 0

Iluminação: não

Indução da frutificação

Temperatura: 10-16ºC

Umidade relativa: 95-98%

Duração: 14-21 dias

CO²: 1500ppm

Trocas de ar: 4-8 por hora

Iluminação: 100-500 lux 

Desenvolvimento dos cogumelos

Temperatura: 18-21ºC

Umidade relativa: 90-95%

Duração: 7-14 dias

CO²: 1500ppm

Trocas de ar: 4-8 por hora

Iluminação: 100-500 lux 

Grandes e robustos, poucos cogumelos são tão adaptados ao cultivo "outdoor" como o Stropharia rugosoannulata. Apesar de ser possível cultivar esse cogumelo em estufas climatizadas, a produção comercial ainda não se tornou viável. É uma espécie que demora para crescer e tolera uma faixa de temperatura bem ampla, porém o cultivo é considerado fácil.

Método de cultivo: Pode ser usado palha de cereais como substrato para cultivo em estufa climatizada. O jeito mais comum de cultivar Stropharia é colonizando serragem suplementada esterilizada. Quando o bloco coloniza totalmente, o mesmo deve ser desmanchado e os pedaços de serragem colonizadas devem ser espalhados em "camas" no solo, feita com lascas de madeira ou serragem grossa. A "cama" deve ser coberta com um tecido para manter a umidade da cama, e eventualmente deve ser umedecido com spray de água. Assim que o substrato colonizar deve-se aplicar uma camada de cobertura pasteurizada (60´C máx.). Essa espécie de cogumelo precisa de micro-organismos presentes na camada de cobertura para frutificar, e é altamente sensível a sais de cálcio. 

Sabor, preparo e cozimento: Esse cogumelo tem um sabor único, e deve ser cozinhado por um período maior que os outros cogumelos. Não deve ser comido em excesso pois causa indigestão.