Com a crescente busca por alimentos mais saudáveis, fontes de proteína de origem não animal e por alimentos naturais ricos em substâncias com propriedades medicinais, o consumo de cogumelos aumentou bastante no Brasil e no mundo nos últimos anos. 

Um dos problemas que o Brasil enfrenta nesse setor está relacionado a fatores climáticos, que inviabilizam a produção comercial de algumas espécies de cogumelos em certas partes do Brasil. Outro problema é a distribuição dessa mercadoria, pois cogumelos necessitam de transporte refrigerado e condições especiais de estocagem e exposição nos mercados, que nem sempre estão preparados estruturalmente para receber esse tipo de produto. Todos esses problemas de transporte e armazenamento dos cogumelos fazem com que o produto que chega até o consumidor seja de péssima qualidade, muitas vezes com aspecto e odor ruins, fazendo com que muitas pessoas não incluam os cogumelos na sua dieta. Esses fatores contribuem para os altos valores dos cogumelos comestíveis no mercado e pela baixa disponibilidade de espécies disponíveis à venda para o consumidor.

Pensando nisso, nós da Fungicultura disponibilizamos culturas de diversos cogumelos comestíveis e medicinais para que você possa cultivar seus próprios cogumelos. Seguindo os tutoriais disponíveis na aba APRENDA A CULTIVAR, você será capaz de produzir cogumelos na sua própria casa para consumo próprio e também para começar o seu negócio no ramo de cultivo de cogumelos. Confira na aba CULTURAS as opções de espécies que temos disponíveis para venda e comece já o seu cultivo! 

Nossa coleção de linhagens


Nos dedicamos em colecionar, preservar e cultivar diversas espécies de fungos comestíveis e medicinais, pesquisando constantemente culturas novas e produtivas com outros micologistas e com laboratórios produtores de semente do Brasil e de fora do país. As culturas a venda no nosso site são cultivadas e estocadas em condições controladas de laboratório.

Responsável técnico

Rafael Dieguez Fernandes

Biólogo (UNESP - Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

E-mail: fungicultura@outlook.com

Telefone: (15) 98803-6933