Buscar

Espécies de Pleurotus e os Climas para Cultivo

Cogumelos do gênero Pleurotus, conhecidos como shimeji, são os cogumelos mais fáceis e baratos de cultivar.


Os cogumelos da espécie Pleurotus são decompositores de madeira e crescem em uma enorme variedade de substratos, desde serragem até resíduos agrícolas. Podem ser cultivados em serragem, lascas de madeira, papel, papelão, palhas, feno, sabugo de milho, bagaço de cana, resíduos de café, folhagem de bananeira e diversos outros materiais.


Para iniciantes e pequenos produtores com orçamento limitado, cogumelos Pleurotus são uma excelentes escolhas, pois poucos cogumelos comestíveis demonstram tanta capacidade de adaptação, agressividade do micélio e fácil alcance do ponto ótimo em relação a produtividade.


Existem diversas variações de cogumelos da espécie Pleurotus e vamos citar algumas logo abaixo. Vamos além, te contaremos quais dessas espécies são mais propícias para o cultivo em climas quente e frio. Se você chegou no Passo 2 de nosso Checklist do post 3 Etapas para Iniciar no Cultivo de Cogumelos (clique aqui para ler e fazer o download do seu checklist grátis), já se prepara para fazer suas anotações.



Vamos começar pelo Pleurotus ostreatus conhecido no Brasil como shimeji, hiratake quando colhido em tamanho maior e também chamado por poucos de cogumelo ostra fazendo referencia ao chamado em inglês Oyster Mushroom. Esse é um dos cogumelos mais consumidos no Brasil, podendo ser encontrado em três cores variadas: branco, cinza ou preto.


As cores variam de acordo com o clima em que são cultivados, por exemplo, o branco acontece quando o clima é quente (normalmente essa variação fica mais evidente nos mercados durante a primavera/verão); já o cinza acontece quando o clima esta ameno (sendo mais encontrado nos mercados durante o outono/inverno). O shimeji preto, muito consumido em restaurantes japoneses, é cultivo em ambientes rigorosamente climatizados, não alcançando temperaturas acima de 12ºC.


Veja abaixo as fotos destes cogumelos citado que tem a variação de temperatura em seu cultivo entre 10 e 24ºC e precisam estar em um ambiente com a umidade relativa do ar entre 85 e 90%.











Agora quero te fazer uma pergunta antes de continuarmos, você já viu cogumelo rosa?


Pois é, o Pleurotus djamor conhecido no Brasil como shimeji rosa, hiratake salmão ou cogumelos salmão são da família dos Pleurotus. Esse é um dos cogumelos mais fáceis de cultivar e pode ser tranquilamente produzido em casa, a sua coloração rosa do varia conforme o tipo de substrato, incidência de luz e temperatura em que é exposto no momento do cultivo e ao passarem pelo processo de cocção a coloração pode ser perdida.



Conhecido por sua velocidade de colonização e frutificação, essa espécie tolera temperaturas mais altas, como por exemplo de 28ºC, devido a agressividade do micélio.


Olha só, vamos variar um pouco mais nas cores até o final deste post! XD


Esse na foto de baixo é o Pleurotus citrinopileatus conhecido no Brasil como citrino ou shimeji amarelo. É uma das espécies mais espetaculares de Pleurotus e surpreende as pessoas que nunca viram devido a sua cor amarela brilhante. A tonalidade e intensidade da coloração é intimamente ligada com a intensidade luminosa do local de frutificação e é um atrativo nas prateleiras dos mercados.


Esta espécie prefere temperaturas mais altas, como por exemplo de 21 à 27ºC e sua produção é um pouco mais delicada que os demais, assim todo cuidado é pouco para que consigamos extrair ao máximo seu potencial produtivo.


Nesse site, nós gostamos de novidades, sair do usual e esse é o caso do Pleurotus columbinus, ainda bem pouco conhecido mas quando acontece se torna um dos queridinhos, principalmente fungicultores, que logo percebem sua agressividade em colonizar os substratos e rápida frutificação.


A coloração azulada do cogumelo é percebida com muita facilidade e mais forte nos estágios iniciais de frutificação, podendo perder essa característica conforme o amadurecimento. Mas como nos Pleurotus ostreatus, os parâmetros de cultivo são similares e cultivados em climas mais frios, que é de sua preferencia, a sua colocaração mantem escura mesmo adulto, com na foto ao lado.

É um cogumelo muito versátil na cozinha!



"Quem te conhece, não te esquece!" essa frase deveria virar slogan dos Pleurotus pulmonarius de tão saborosos e carnudos que são, conhecido no Brasil como shimeji marrom ou shimeji europeu, é um cogumelo que ocorre naturalmente na América do Norte e Europa, crescendo em árvores coníferas. Normalmente é encontrado em altitudes maiores que o Pleurotus ostreatus, e normalmente começa a aparecer na primavera, enquanto o Pleurotus ostreatus prefere o verão e o outono, destes locais. A cor do chapéu varia bastante de acordo com a linhagem do fungo, iluminação e temperatura, veja nas fotos abaixo.


Esta espécie de cogumelo atende a uma variação de temperatura em seu cultivo entre 18 e 25ºC e precisam estar em um ambiente com a umidade relativa do ar entre 85 e 90%.
















E chegamos ao fim deste post. Como você pode perceber os cogumelos possuem muitas variedades em uma mesma famílias. Aqui estão só alguns dos tipos dentre os Pleurotus, trouxemos informações dos mais fáceis de serem cultivados por alguém leigo no assunto e que deseja iniciar nesse negócio tão rentável que é a Cadeia Produtiva de Cogumelos.


Mas tenha sempre em mente, para cultivar cogumelos você cometerá muitos erros até seu primeiro acerto, mas não desista tão cedo, porque quando acertar, valerá cada experiência adquirido e é só o começo de uma bela jornada. ;)



586 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo