Buscar

3 Etapas para Iniciar no Cultivo de Cogumelos

Atualizado: 29 de Dez de 2020

Você quer iniciar um cultivo de cogumelos mas não sabe por onde começar? Então aqui esta um guia prático para você sair da ideia e partir para a ação.


Ao final deste post temos um presente para facilitar sua execução no que vamos te ensinar.

Aprender a cultivar cogumelos pode parecer um pouco complicado para quem está começando pois infelizmente existe pouco material em português ensinando as técnicas. E é preciso ler bastante sobre o assunto, fazer cursos, pesquisar e entender as diversas variáveis que regem o negócio.


Existem muitas técnicas para aprender e diversos equipamentos que possibilitam o sucesso no cultivo de cogumelos, o que pode tornar um pouco difícil escolher por onde começar. Apesar disso ser totalmente verdadeiro, ainda assim uma pessoa inexperiente pode se aventurar nesta atividade sem altos investimentos em equipamentos e infraestruturas.


De toda forma, com baixo ou alto investimento para a produção de cogumelos, alguns princípios são básicos e qualquer pessoa que quer iniciar o seu cultivo deve se atentar e estudar sobre. Continue lendo que aqui vão elas:


Observe o clima na sua região e área em que pretende cultivar.


Lembre-se que estamos em um país onde em um tempo de 12 meses passamos por diversos climas diferentes, então considere o período de cada estação.


Um dos fatores mais importantes no cultivo de cogumelos é o clima ofertado a eles, assim como outras culturas de FLV (frutas, legumes e verduras) os cogumelos dependem de uma temperatura e umidade favorável as suas espécies para que possam se desenvolver. Por isso, observar o clima onde pretende fazer o seu cultivo vai te ajudar tanto ter sucesso na atividade com menores custos possíveis.



Estude sobre as espécies que são propícios para o seu clima.


Existem diversas espécies incríveis para cultivar, mas não tome essa decisão tão cedo. Você precisa levar em consideração alguns fatores antes disso.


Para escolher corretamente o tipo de cogumelo que você vai cultivar, primeiro você deverá estudar sobre o clima em que ele cresce, dentre outras coisas. Mas vamos começar pelas possibilidades no seu clima.


Algumas espécies são bem mais fáceis de cultivar, como o Pleurotus djamor, Pleurotus ostreatus, Pleurotus columbinus, Pleurotus pulmonarius, e essas são as mais indicadas para quem está começando. Sendo que algumas atendem pelo clima quente e outras frio. Dê uma pesquisada sobre elas! Algumas informações você consegue encontrar aqui em nosso site mesmo. ;)



Pesquise as atividades agrícolas em sua região.


Descubra a disponibilidade de matérias primas em abundância na sua região e quais podem ser utilizadas para produção dos cogumelos listados no passo 2.


Os cogumelos ocorrem naturalmente em troncos de árvores em florestas, mas podem crescer em uma enorme quantidade de substratos, como: palhas de cereais, grama seca, folhagens, serragem, resíduos da produção de milho, cascas de sementes, resíduos de café, bagaço de cana, papel, papelão, subprodutos da indústria papeleira ou têxtil, dentre muitos outros. Por este motivo, conhecer as atividades que podem gerar insumos para a sua produção de cogumelos é um ponto bem importante.


Após essas 3 etapas concluídas ficará mais fácil encontrar qual o caminho a trilhar para a busca de outros conhecimentos necessários, sem dispersar energias no montante de informações por ai sobre as inúmeras espécies que muitas vezes nada tem a ver com a qual melhor se adapta em seu projeto.


Para facilitar sua tomada de decisão estamos disponibilizando um CHECKLIST exclusivo que facilitará sua execução nessas etapas citadas acima. Faça o download abaixo! ;)




521 visualizações0 comentário