Psilocybe cubensis

Informações gerais

  • Nome Popular

    Cogumelo mágico

  • Origem

    Regiões Tropicais

  • Linhagem

    Diversas

  • Substrato

    Outros

  • Clima

    Quente

Encontrado naturalmente em pastos de regiões tropicais e subtropicais do mundo inteiro, essa espécie de cogumelo cresce em esterco bovino durante as épocas mais quentes do ano, normalmente entre a primavera e o outono.  O cultivo “indoor” é relativamente fácil, pois o P. cubensis cresce em uma grande variedade de substratos que são facilmente encontrados em lojas de jardinagem. Considerada tóxica, o consumo dessa espécie não é recomendado.

cogumelo Psilocybe cubensis cultura cultivo estufa vermiculita fibra pftek

Sobre

O Psilocybe cubensis, conhecido no Brasil como “cogumelos mágicos”, é um cogumelo muito comum em pastos localizados em zonas tropicais e subtropicais. O substrato natural do cubensis é o esterco de vaca, sendo considerado um fungo saprófito. Em alguns locais também nasce em esterco de elefante, cavalo e outros animais que se alimentam de gramíneas. É frequentemente encontrado nas épocas mais quentes do ano, após vários dias de chuva e sol.

Diversas cepas desse cogumelo são cultivadas no mundo todo por colecionadores. Algumas dessas cepas foram obtidas diretamente do fungo crescendo em seu habitat natural, outras foram obtidas através de cruzamentos, clonagens e seleção genética. Muitas dessas cepas possuem eficiência biológica satisfatória, e cada uma tem sua característica fenotípica própria. Algumas são escuras, outras leucísticas, já outras são completamente albinas. Umas ficam grandes e ocas, outras são baixinhas e maciças. A grande variedade de Psilocybe cubensis permite ao cultivador explorar diversas cepas com cores diferentes, para fins de hobby e/ou estudos.

Método de cultivo

Por ser uma espécie considerada decompositora secundária, o Psilocybe cubensis pode ser cultivado em substrato compostado, em fibra de coco, em palha e muitos outros tipos de substrato (menos serragem, pois não possui muitas enzimas que degradam lignina). O substrato final mais adequado para cultivo “indoor” é uma mistura de 1 parte de pó de fibra de coco e 1 parte de vermiculita fina. Além disso, adicionar 20% do peso inicial com farelo de trigo, 2% carbonato de cálcio e 2% gesso em pó. A umidade deve ser corrigida para 60-65%, e o substrato deve ser esterilizado dentro de sacos para cultivo com filtro em autoclave ou panela de pressão. Após o resfriamento, inocular o substrato estéril com 10% de “spawn” (semente) previamente pronto ou com cultura líquida. Esse processo deve ser preferencialmente realizado em um local limpo, de preferência utilizando um fluxo laminar para evitar contaminações. Após a inoculação, substrato deve ser incubado em temperaturas de 20 a 25ºC. Depois de colonizado, o substrato deve ser levado para a sala de frutificação ou terrário, sendo então mantido entre 20 e 25ºC. Após alguns dias os cogumelos começam a crescer, podendo atingir até 5 fluxos de colheita, espaçadas de 3 a 5 dias entre elas.

 

Segue abaixo a lista de cepas comercializadas:

– AA+ : Variedade leucística de P. cubensis, produzindo cogumelos brancos com lamelas e esporos pretos. O cogumelo é de pequeno porte, com chapéu em formato de chapéu chinês. Leigos chamam o A+ ou AA+ de albino, o que não é verdade pois os esporos e as lamelas possuem pigmento escuro. Temperatura ideal de frutificação 23 a 30ºC.

Amazon : Indisponível no momento.

– Australian E- : Cepa mutante que não produz esporos. Cogumelos maciços e claros, com lamelas claras. Os cogumelos são grandes e o cultivo é relativamente fácil, tolerando temperaturas de 21 a 30ºC.

– Avery’s Albino : Essa cepa é verdadeiramente albina, e não possuem nenhum pigmento. Produz cogumelos duros e em altas concentrações de CO² ele fica comprido. Uma cepa bonita para quem gosta de cultivar variedades exóticas.

– B+ : Um clássico, produz cogumelos medianos em tamanho e número. Chapéu na maioria das vezes levemente arredondado, suporta temperaturas de frutificação entre 22 e 28ºC.

– B+ akm : Uma cepa derivada de um isolamento da “strain” B+, costuma produzir cogumelos grandes.

Blue Meanie : Indisponível no momento.

Brazil : Indisponível no momento.

Burma : Indisponível no momento.

Dancing Tiger : Indisponível no momento.

Ecuador : Indisponível no momento.

Enigma : Indisponível no momento.

– Florida : Cogumelos de crescimento levemente demorado, porém formação bonita e sólida. Produtividade mediana.

Gandalf : Indisponível no momento.

– Golden Teacher : Uma variedade clássica de cogumelo mágico, com haste fina e chapéu arredondado, o GT costuma ser bastante produtivo.

LAPE (long albino penis envy) : Indisponível no momento.

– MDK : Produz frutos em abundância, cogumelos de tamanho reduzidos, indicados para recipientes com pouco substrato.

– M2020 : Cepa desenvolvida por nós. A colonização é rápida e a frutificação ocorre num curto período de tempo, sendo considerado uma cepa de ciclo bem rápido. Chapéu marrom e haste carnuda, essa cepa consegue crescer em temperaturas de 17 a 30ºC. Costuma ser mais resistente à contaminações que as outras variedades.

– M2020 E- : Variedade sem esporos do M2020.

– KSSS : Cogumelos com chapéu marrom escuro, baixos e gordos. Produz melhor em temperaturas entre 24 e 28ºC e com concentração de CO² um pouco elevada devido ao seu tamanho naturalmente reduzido.

KSSS Leucístico : Variedade leucística de KSSS.

– MDK : Cogumelos pequenos e abundantes.

Nepal : Indisponível no momento.

– Orissa India : Variedade indiana, micélio bastante algodoado.

Penis Envy : Indisponível no momento.

Puerto Rico : Indisponível no momento.

– Rust : Variedade de cogumelos claros que produzem esporos avermelhados.

– True Albino Teacher : Cepa albina do Golden Teacher. Para uma cepa albina, a TAT é bastante produtiva, sendo comparada a outras variedades pigmentadas. Normalmente cepas com albinismo tendem a produzir um pouco menos que as demais, porém essa é a exceção da regra.

– Thai Pink Bufalo : Variedade medianamente produtiva, cogumelos duros e compridos, com véu, na maioria das vezes, persistente. Prefere temperaturas de frutificação entre 23 e 28ºC.

– Transkei : Cepa africana de produtividade mediana. Desenvolve bem em temperaturas quentes.

*Escolha as cepas desejadas durante o checkout no campo “notas do pedido”, caso contrário enviaremos aleatoriamente. Cepas com nome riscado em vermelho encontram-se indisponíveis! Imagens das cepas podem ser vistas no carrossel de imagens disponível em saiba mais.

Parâmetros de cultivo

Colonização

  • Temperatura

    23-27 graus

  • Umidade relativa

    90 %

  • Duração

    10-20 dias

  • Co2

    5.000-10.000 ppm

  • Trocas de ar

    0

  • Iluminação

    0

Indução da frutificação

  • Temperatura

    20-25 graus

  • Umidade relativa

    95-99 %

  • Duração

    3-7 dias

  • Co2

    < 5.000 ppm

  • Trocas de ar

    3

  • Iluminação

    12 h

Desenvolvimento dos cogumelos

  • Temperatura

    20-25 graus

  • Umidade relativa

    85-92 %

  • Duração

    3-7 dias

  • Co2

    < 5.000 ppm

  • Trocas de ar

    3

  • Iluminação

    12 h

Advertências

Essa espécie de cogumelo não é considerada comestível por possuir compostos tóxicos que causam alucinações e outros sintomas de intoxicação. Por isso, o consumo desse cogumelo não é recomendado. Não nos responsabilizamos pelo mal uso de nossos produtos.

Quer cultivar?

Adquira uma cultura dessa espécie de cogumelo na nossa loja e comece já o seu cultivo!

Essa espécie de cogumelo é vendida via cultura líquida (pronta entrega) ou cultura pura em placa de Petri (sob encomenda).

Compras de culturas puras em placas de Petri demoram de 15 a 20 dias para serem enviadas.

Dúvidas ou sugestões, favor enviar no e-mail disponível em contato ou nas nossas lives no Instagram da Academia Fungicultura toda 4ª as 20 horas. No Instagram do site você pode conferir mais a respeito dos produtos vendidos na nossa loja, acompanhar o desenvolvimento dos produtos e das genéticas comercializadas por nós e muito mais.

 

Cultura líquida

  • Nome Popular

    Cogumelo mágico

  • Linhagem

    Diversas

  • Preço

    R$ 35

  • Saiba mais

Cultura pura

  • Nome Popular

    Cogumelo mágico

  • Linhagem

    Diversas

  • Preço

    R$ 50.00

  • Saiba mais