Lentinula edodes
Informações gerais
Nome Popular
Shiitake
Origem
Ásia
Linhagem
Diversas
Substrato
Serragem
Clima
Frio
De sabor leve e odor amendoado, o cogumelo Shiitake pode ser usado numa grande variedade de receitas culinárias. São muito apreciados nos países orientais, principalmente Japão, Coréia e China, e hoje é um dos cogumelos comestíveis mais apreciado no mundo. No Brasil, o Lentinula edodes começou a ser cultivado no início da década de 90, e até hoje é bastante consumido em território nacional.

Sobre
Nativo do leste da Ásia, o Lentinula edodes é o segundo cogumelo comestível mais consumido do mundo. Pode ser comercializado fresco, desidratado ou em pó, podendo possuir de 13 a 18% de proteínas, vitamina B1, B2 e B3, 6 a 15% de fibras e 2 a 5% de gorduras totais. Alguns estudos sugerem que o Lentinula edodes possui propriedades medicinais, sendo que no Japão o extrato de Shiitake é aprovado e vendido como droga auxiliar no combate do câncer. Diversos polissacarídeos extraídos dos cogumelos Shiitake possuem propriedades antitumorais, e nas últimas décadas centenas de pesquisas foram publicadas a respeito das substâncias presentes no Shiitake e suas propriedades na saúde humana.
Tradicionalmente, os produtores de Lentinula edodes cultivam essa espécie em toras de madeira. Recentemente o cultivo migrou para substrato de serragem suplementada e esterilizada, e tem como vantagem uma maior produtividade e menor tempo de cultivo. O Shiitake cresce mais devagar se comparado a outras espécies de cogumelos medicinais.
Método de cultivo
O cultivo comercial de Lentinula edodes é normalmente feito em toras ou em serragem suplementada (substrato esterilizado). O Shiitake, assim como algumas outras espécies de cogumelos, tem características diferentes dependendo da cepa utilizada. Algumas resultam em cogumelos menores, outras em cogumelos maiores. Umas necessitam de choque térmico ou mecânico, já outras nascem espontaneamente. A temperatura de frutificação também influencia bastante na frutificação do Shiitake. Encontrar a melhor cepa é uma tarefa fundamental para aqueles que queiram produzir Lentinula edodes comercialmente.
Segue abaixo a lista de cepas comercializadas:
– FCLE1 : Variedade mais tradicional de shiitake, fenótipo japonês. Temperatura de frutificação entre 10 e 16ºC.
– FCLE2 : Essa cepa produz cogumelos shiitake mais escuros que a FCLE1. Temperatura de frutificação de 10 a 16ºC.
– FCLE3782 : De fácil cultivo, essa cepa tolera temperaturas de até 24ºC. Produz bastante cogumelos, porém de porte pequeno/médio e geralmente com chapéu mais claro. Temperatura de frutificação entre 10 e 20ºC.
*Escolha as cepas desejadas durante o checkout no campo “notas do pedido”, caso contrário enviaremos aleatoriamente. Cepas com nome riscado em vermelho encontram-se indisponíveis! Imagens das cepas podem ser vistas no carrossel de imagens disponível em saiba mais.
Parâmetros de cultivo
Colonização
Temperatura
25 graus
Umidade relativa
95-100 %
Duração
35 a 75 dias
Co2
<10000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
50-100 lux
Indução da frutificação
Temperatura
10-24 graus
Umidade relativa
95-100 %
Duração
5 a 7 dias
Co2
<1000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
500-2000 lux
Desenvolvimento dos cogumelos
Temperatura
10 a 20 graus
Umidade relativa
60-80 %
Duração
5 a 8 dias
Co2
<2000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
500-2000 lux
Quer cultivar?
Adquira uma cultura dessa espécie de cogumelo na nossa loja e comece já o seu cultivo!
– Essa espécie de cogumelo é vendida via cultura líquida (pronta entrega) ou cultura pura em placa de Petri (sob encomenda).
– Compras de culturas puras em placas de Petri demoram de 15 a 20 dias para serem enviadas.
– Dúvidas ou sugestões, favor enviar no e-mail disponível em contato. No Instagram do site você pode conferir mais a respeito dos produtos vendidos na nossa loja, acompanhar o desenvolvimento dos produtos e das genéticas comercializadas por nós e muito mais.

Cultura líquida
Nome Popular
Shiitake
Linhagem
Diversas
-
Preço
R$ 30
- Saiba mais

Cultura em placa
Nome Popular
Shiitake
Linhagem
Diversas
-
Preço
R$ 50
- Saiba mais