Agaricus bitorquis
Informações gerais
Nome Popular
Champignon
Origem
Europa
Linhagem
FCAB3
Substrato
Composto
Clima
Mediano
Conhecido como cogumelo do asfalto, essa espécie é muito similar ao Champignon (Agaricus bisporus), porém tolera temperaturas mais quentes e maiores taxas de CO² na sala de cultivo. Possui vitaminas e aminoácidos e é uma ótima alternativa ao Agaricus bisporus. Existem outras espécies comestíveis do gênero Agaricus, como o Agaricus bisporus (Portobello) e o Agaricus subrufescens (Blazei)

Sobre
Nativo da Europa e América do Norte, o Agaricus bitorquis é frequentemente encontrado crescendo em pavimentos, brotando por rachaduras e buracos nas ruas. Por essa razão, essa espécie é bastante conhecida como “cogumelo do asfalto”, sendo encontrada do final da primavera até o outono. Foi cultivada comercialmente pela primeira vez em 1968, e possui algumas características interessantes para o cultivo. É uma variedade mais resistente a doenças virais e bacterianas, pode ser cultivada em temperaturas mais elevadas e concentrações de CO² maiores que seu “primo” Agaricus bisporus.
“Bitorquis” vem do latin, e significa “dois colares”, uma referência aos dois aneis que se formam com o rompimento do véu do cogumelo conforme amadurece. Pode ser confundido com o Agaricus bernardii, porém esse último pode ser diferenciado pelo odor mais forte e o avermelhamento quando cortado. Também pode ser confundido com o Agaricus campestris (cogumelo do campo), porém esse último tem a haste mais alta e tem apenas um colar devido ao rompimento do véu.
Método de cultivo
Primeiro o micélio é cultivado em placas de Petri com meio de cultura, em seguida é feito o “spawn” em grãos de trigo. Após colonizado, o “spawn” é utilizado para inocular o substrato final. Comercialmente, os Agaricus são cultivados em substratos à base de palhas e resíduos da produção agrícola. O cultivo é feito de forma horizontal, em bandejas de 15 a 30cm de profundidade ou em “camas”. O método de cultivo consiste em inocular o composto com a “semente” e após colonizado, aplicar uma camada de cobertura pasteurizada sob o substrato. O controle de parâmetros, como temperatura e umidade, deve ser feito de forma precisa para cada etapa da produção dessa espécie, obtendo assim a maior produtividade possível. O cultivo ainda pode ser feito “outdoor” em locais sombreados. Para isso basta enterrar o substrato final com uma fina camada de terra por cima, mantendo sempre hidratada. Os cogumelos brotam após alguns dias, quando o clima estiver mais adequado para essa espécie.
É possível realizar o cultivo em palha pasteurizada de forma caseira.
Parâmetros de cultivo
Colonização
Temperatura
28-30 graus
Umidade relativa
95-100 %
Duração
14 dias
Co2
5000-10000 ppm
Trocas de ar
0
Iluminação
Não
Indução da frutificação
Temperatura
23-25 graus
Umidade relativa
90-100 %
Duração
10 a 12 dias
Co2
5000-10000 ppm
Trocas de ar
0
Iluminação
400-800 lux
Desenvolvimento dos cogumelos
Temperatura
23-25 graus
Umidade relativa
85-90 %
Duração
3 a 7 dias dias
Co2
1000-2000 ppm
Trocas de ar
Iluminação
400-800 lux
Quer cultivar?
Adquira uma cultura dessa espécie de cogumelo na nossa loja e comece já o seu cultivo!
– Essa espécie de cogumelo é vendida via cultura líquida (pronta entrega) ou cultura pura em placa de Petri (sob encomenda).
– Compras de culturas puras em placas de Petri demoram de 15 a 20 dias para serem enviadas.
– Dúvidas ou sugestões, favor enviar no e-mail disponível em contato. No Instagram do site você pode conferir mais a respeito dos produtos vendidos na nossa loja, acompanhar o desenvolvimento dos produtos e das genéticas comercializadas por nós e muito mais.

Cultura líquida
Nome Popular
Champignon
Linhagem
FCAB3
-
Preço
R$ 30
- Saiba mais

Cultura em placa
Nome Popular
Champignon
Linhagem
FCAB3
-
Preço
R$ 50
- Saiba mais