Cultura líquida

Uma técnica muito eficiente para inocular grãos e fabricar a "semente" do cogumelo é utilizando a cultura líquida, que consiste em micélio diluído em um líquido nutritivo. Essa solução de micélio, que contem centenas de hifas fragmentadas, é usada como inóculo na fabricação de "semente" de cogumelos e, em alguns casos, para inocular diretamente o substrato final. Quando o líquido escorre entre os grãos, fragmentos do micélio se espalham e formam vários pontos de inoculação. Após a inoculação os grãos são agitados para que o líquido se espalhe, o que resulta numa melhor colonização. 

Nos primeiros dias após a inoculação não é possível perceber sinais de colonização. Apenas no quarto ou quinto dia será possível ver sinais do fungo, e dentro de aproximadamente 15 dias os grãos estarão totalmente colonizados, dependendo da espécie e temperatura de incubação.

Clique AQUI e confira as espécies de cogumelos comestíveis e medicinais que disponibilizamos via cultura líquida.

Para aprender a usar a cultura líquida no cultivo de cogumelos clique AQUI e conheça nosso guia de cultivo. 

INSTRUÇÕES

- A cultura líquida pode ser armazenada em temperatura ambiente por até 3 meses e em geladeira por até 1 ano (ou mais), desde que mantida na embalagem original, longe da luz, do calor e em local limpo. Algumas espécies não toleram temperaturas baixas e não podem ir para a geladeira. Essas espécies são vendidas com um aviso no pacote referente ao armazenamento.

- Retirar a seringa da geladeira 24 horas antes do uso para que o fungo retome o crescimento e saia da dormência, deixando-a em um local limpo, longe da luz e do calor. 

- Antes de abrir a embalagem certifique-se de que você possui todo o material necessário para iniciar o cultivo. Só abra a embalagem no momento do uso para evitar contaminações. 

- Antes de abrir a embalagem limpe-a com álcool 70 e papel toalha novo. Utilize tesoura e luvas descartáveis limpas com álcool 70. Manipule a seringa com luva limpa, em um ambiente limpo, de preferência próximo a uma chama, ou dentro de uma "glovebox", ou ainda utilizando um fluxo laminar com filtro HEPA. 

- Agite a seringa antes de usar, pois o micélio tende a se aglomerar. Inocular sem agitar resulta numa colonização incompleta. Utilize 1 ml por ponto de inoculação no substrato esterilizado. 

-  Após aberta, armazenar em um saco ziplock novo dentro da geladeira. 

 

 

Leia nossos TERMOS E CONDIÇÕES