COPRINUS COMATUS (TAMPA DE CANETA)

PARÂMETROS DE CULTIVO 

Colonização

Temperatura: 21-27ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração: 12 a 14 dias

CO²: >20000ppm

Trocas de ar: 0

Iluminação: não

Indução da frutificação

Temperatura: 16-21ºC

Umidade relativa: 95-100%

Duração:12 a 15 dias

CO²: 500-1000ppm

Trocas de ar: 4-8 por hora

Iluminação: 500-1000 lux 8h/dia

Desenvolvimento dos cogumelos

Temperatura: 18-24ºC

Umidade relativa: 80-90%

Duração: 5 a 7 dias

CO²: 500-1000ppm

Trocas de ar: 4-8 por hora

Iluminação: 500-1000 lux 8h/dia

Essa espécie de cogumelo se adapta a uma grande variedade de substratos, porém o cultivo comercial é limitado já que esse cogumelo se desintegra e vira uma tinta escura dentro de pouco tempo. Seus cogumelos aparecem como pequenos cilindros emergindo do chão, em seguida o chapéu sai por completo em formato de sino. As lamelas dessa espécie são brancas, depois ficam rosadas e após a esporulação o cogumelo se desfaz num líquido preto cheio de esporos. Esses cogumelos podem ser refrigerados por poucos dias e congelado por algumas semanas sem estragar. Além disso, colocar o cogumelo num pote com água gelada atrasa a sua decomposição. Essa espécie de cogumelo é um fungo nematófago, capaz de matar e digerir os nematóides Panagrellus redivivus e Meloidogyne arenaria. Depois de colhido, o Coprinus dura 4 a 5 dias na geladeira. Os cogumelos colhidos devem ser inspecionados diariamente, pois ao menor sinal de escurecimento o cogumelo deve ser tirado de perto dos demais, pois as enzimas secretadas por um cogumelo se dissolvendo pode estimular a decomposição dos cogumelos adjacentes.

Método de cultivo: Substrato a base de esterco e palha pasteurizados. Uma camada de cobertura feita com esfagno ajuda na frutificação.

Sabor, preparo e cozimento: O gosto desses cogumelos é suave e o cozimento libera bastante líquido. Pode ser usado em sopas de cogumelos e como componente em risotos. Além disso também fica bom refogado com alho.