CURSO ONLINE DE CULTIVO DE COGUMELOS    (23/05 a 12/07)

Em decorrência da pandemia de COVID-19 estaremos disponibilizando um curso ONLINE ao vivo sobre cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais. O curso é dividido em 5 módulos, o que possibilita ao aluno adquirir apenas o pacote de assuntos que lhe interessa. A plataforma utilizada para o curso ainda será definida, com base no número de alunos inscritos. Cada módulo do curso será ministrado em um fim de semana (sábado e domingo), com duração de 3 horas por dia (inicio as 9h). Os alunos do curso online contarão com um grupo no Facebook exclusivo para a interação entre os alunos durante o tempo do curso. Além disso os alunos farão parte de um grupo no Telegram (aplicativo de mensagens de celular) para resposta de dúvidas. Após a conclusão de cada módulo do curso, os alunos receberão materiais com resumo da aula e artigos pertinentes ao assunto abordado no módulo.

As inscrições podem ser feitas no site www.cogucursos.com.br

 

A pandemia do COVID-19 impossibilitou a realização de cursos presenciais e abriu espaço para cursos em um ambiente virtual. Durante o isolamento social o curso online é uma boa forma de manter-se ocupado e envolvido em algo produtivo, que trará benefícios para a sua carreira como produtor de cogumelos ou incrementar seu conhecimento como hobbista. Cursos online evitam o deslocamento e aglomeração das pessoas. Além de economizar tempo e dinheiro com o transporte, você preserva a sua saúde e a das pessoas ao seu redor. Com o auxílio apenas da internet e de um computador, o aluno conseguirá ter acesso a todo o conteúdo do curso. Sabemos que essa mudança na forma de dar cursos pode causar receio em quem não está acostumado a usar as ferramentas e recursos disponíveis na internet. É por esse motivo que faremos o possível para auxiliar os alunos de todas as formas necessárias para que obtenham o melhor aproveitamento possível do curso. 

Extra:
Valor promocional para 5 alunos que queiram contratar serviços de consultoria após o curso, para o planejamento e execução de um projeto de cultivo de cogumelos. A consultoria terá duração de 3 meses e será realizada virtualmente com 2 horas semanais via chamada, com agendamento prévio. Esse pacote pode ser contratado no ato da compra do curso.

Módulo 1 (23 e 24 de maio) - Introdução ao cultivo de cogumelos e a cadeia fungícola
 

Dia 1 - Introdução ao cultivo de cogumelos

Assuntos: Natureza do fungo, ciclo de vida, morfologia, curiosidades, técnicas básicas de cultivo, espécies tradicionalmente cultivadas.
 

Dia 2 - Cadeia fungícola

Assuntos: História do cultivo de cogumelos no Brasil, cadeia produtiva de cogumelos, políticas agrícolas direcionadas a fungicultura, consumo, produção e mercado nacional e mundial, perspectivas para o futuro, regulamentação e normas.

 

*Observação: Esse módulo introdutório é indicado para pessoas que nunca tiveram contato com o cultivo de cogumelos e querem ter uma ideia abrangente do negócio. Também é fundamental para aqueles que querem rever conhecimentos básicos e recomeçar os estudos sobre cultivo. Os assuntos abordados aqui servirão de base para os próximos módulos.
 

Módulo 2 (6 e 7 de junho) - Cultivo de Pleurotus e o empreendimento (parte 1)
 

Dia 1 - Cultivo de Pleurotus em ambientes controlados

Assuntos: Tipos de substratos e infraestruturas para cultivo, matéria prima inoculada (blocos ou sacos prontos), incubação, manejo dos blocos ou sacos, frutificação, colheita, armazenamento e descarte de resíduos. 

Dia 2 - Empreendimento (parte 1)

Assuntos: Introdução ao tema, diferenças entre plano de negócio e modelo de negócio

*Observação: Para aqueles que desejam começar um negócio com cogumelos comestíveis e medicinais, o módulo 1 e 2 são fundamentais. No módulo 2, o cultivador vai aprender a lidar com o cultivo em si. O foco desse módulo é o manejo dos blocos prontos, ou seja, do substrato já colonizado, pronto para frutificar. Na cadeia de produção dos cogumelos existem grandes fábricas de composto que vendem o bloco já inoculado, restando ao cultivador apenas a tarefa de colher e vender os cogumelos. Essa facilidade permite o inicio imediato do seu negócio sem a necessidade de aprender a fabricar o próprio composto, assunto um pouco mais complicado e pesado, que será abordado nos próximos módulos. Nesse módulo será abordado assuntos referentes a infraestrutura do cultivo, climatização, manejo adequado dos blocos e controle de pragas.

Módulo 3 (20 e 21 de junho) - Cultivo de Pleurotus em substrato esterilizado e o empreendimento (parte 2)
 

Dia 1 - Substrato estéril para cultivo de Pleurotus 

Assuntos: Técnicas de esterilização, produção do substrato, inoculação, armazenamento e transporte. 

Dia 2 - Empreendimento (parte 2)

Assuntos: Estrutura administrativa e legal do empreendimento.

*Observação: Módulo voltado para aqueles que desejam produzir seu próprio substrato a base de serragem, que pode servir tanto para cultivo de Pleurotus quanto para qualquer outra espécie de cogumelo comestível e medicinal. Esse módulo é indicado para quem está começando um negócio ou para quem já se encontra no mercado através da compra de blocos prontos, porém deseja fabricar o seu próprio substrato.  Mostrarei algumas alternativas e dicas para evitar a compra de equipamentos extremamente caros, como autoclaves e câmaras de fluxo laminar. 

Módulo 4 (4 e 5 de julho) - Composto fermentado para cultivo de Pleurotus e o empreendimento (parte 3)

Dia 1 - Substrato compostado para cultivo de Pleurotus 

Assuntos: Técnicas de compostagem, pasteurização, inoculação do composto, armazenamento e transporte.

Dia 2 - Empreendimento (parte 3)

Assuntos: Plano de operações técnicas.

*Observação: Esse módulo é mais indicado para aqueles que pretendem fabricar seu próprio composto utilizando as técnicas de compostagem do substrato.  Esse tipo de operação usa palhas e bagaços na composição do substrato que é usado no cultivo, além de aditivos e corretores de pH. É um processo de preparação do composto, onde o cultivador faz uso dos micro-organismos presentes no próprio composto para torná-lo mais seletivo e apropriado para o micélio do cogumelo, protegendo-o contra contaminações indesejadas e melhorando sua textura e características químicas 

Módulo 5 (11 e 12 de julho) - Fabricação da "semente", técnicas laboratoriais e o empreendimento (parte 4)

Dia 1 - Fabricação da "semente" e técnicas laboratoriais

Assuntos: Genética, clonagem, esporos, manutenção das culturas, preparo de meio de cultura, preparação da semente, inoculação, incubação, armazenamento. 

Dia 2 - Empreendimento (parte 4)

Assuntos: Plano de marketing.

*Observação: Esse é o módulo mais avançado do curso, pois envolve termos mais complexos e exige conhecimento prévio no assunto. É altamente indicado que o aluno passe pelos módulos anteriores antes de se aventurar pelas técnicas laboratoriais e fabricação da "semente".

Para se inscrever no curso, ou para maiores informações a respeito da estrutura do curso, requisitos mínimos de internet, capacidade computacional ou qualquer outro assunto, acessar o site www.cogucursos.com.br